Nos dias de hoje, apostar em estratégias que busquem fidelizar o público é uma das grandes tendências do mercado, especialmente em segmentos mais competitivos, como é o caso da área de saúde. Diante dessa realidade, separamos 3 dicas para oferecer o melhor atendimento ao paciente da sua clínica.
Esse é um diferencial que deve ser bastante valorizado e buscado, pois permite não apenas que a pessoa que se consultou retorne mais vezes, como também cria um divulgador sem custos do consultório, que falará espontaneamente sobre a sua boa experiência. Continue lendo e descubra como fazer isso!
1. Conheça as necessidades do seu público-alvo
Não dá para falar sobre como oferecer o melhor atendimento ao paciente da sua clínica sem que você conheça as suas necessidades, não é mesmo? Por isso, o seu público-alvo deve ser muito bem analisado e estudado, de forma que você possa oferecer serviços e alternativas em sintonia com suas demandas e anseios.
Com pequenas mudanças e realinhamentos, você pode proporcionar uma melhor experiência do paciente, que é um diferencial importante no mercado atual. Existem muitas formas de fazer isso, como pequenas pesquisas ou análise de redes sociais em busca de dados como idade, local de moradia, estado civil e assim por diante.
2. Invista na capacitação dos seus colaboradores
Investir em treinamento é algo que todo gestor inteligente deve cogitar, sempre que houver algum recurso disponível para isso. Essa opção é ainda mais importante na área de saúde, tendo em vista que as melhores clínicas do mercado têm políticas claras de atendimento, que devem ser seguidas por todos os funcionários.
Isso quer dizer que ninguém pode estar fora de sintonia com os valores, a visão e a missão do negócio, desde os funcionários de limpeza até os médicos. Sendo assim, cursos, treinamentos e ações internas são essenciais para que todos atuem de maneira adequada e estratégica com os clientes.
3. Humanize e personalize o seu atendimento
Um atendimento personalizado e humanizado é muito importante nos dias de hoje, e esse é um tema que vem sendo conversado de forma recorrente entre profissionais e empresas que anseiam pelo sucesso no ramo da saúde. É preciso compreender as dores do paciente e, mais do que isso, mostrar disposição para solucioná-las.
Com a escassez de tempo e com a grande correria que experimentamos, sobretudo nos grandes centros urbanos, você também deve oferecer alternativas de agendamento e canais de comunicação. Marque presença nas redes sociais, trabalhe com e-mail, com aplicativos de mensagens e, logicamente, com o tradicional telefone.
Apresentamos algumas dicas para oferecer o melhor atendimento ao paciente da sua clínica. A tecnologia pode ajudar em relação à otimização dos processos internos, sobretudo se você adotar um bom software de gestão para a sua empresa!
Gostou de conhecer nossas dicas para oferecer o melhor atendimento ao paciente da sua clínica? Então, não deixe de conferir também o nosso conteúdo sobre o atendimento automatizado e sua importância para a clínica!