Nos dias de hoje, a utilização estratégica das redes sociais passou a ser uma tática fundamental para os mais variados segmentos, uma vez que esse tipo de mídia permite ações de divulgação bastante efetivas e que atingem muitas pessoas. Pensando nisso, separamos algumas dicas sobre Instagram para médicos e vamos ajudar você a gerenciar sua conta comercial.
O fato é que, desde que você esteja em sintonia com as demandas do seu conselho profissional e saiba como utilizar as funcionalidades disponibilizadas, é possível alcançar um tremendo diferencial competitivo para sua clínica e, de quebra, ficar mais próximo do seu público. Continue lendo o post e descubra como fazer isso!
1. Planeje o conteúdo que será postado
Um dos passos mais importantes para usar o Instagram para médicos é planejar o conteúdo que será postado. Para isso, você precisa definir o seu público-alvo e a sua persona, que é uma representação fictícia de seu cliente ideal, feita com base em informações sobre comportamentos, características, motivações e preocupações desse indivíduo.
Com isso, você ganha elementos para compreender quais as principais demandas, expectativas e anseios das pessoas em relação ao seu trabalho. Feito isso, é hora de partir para o planejamento propriamente dito.
A produção deve ser sempre pensada com a intenção de atrair a atenção dos seus seguidores e pacientes em potencial. Por isso, embora você também esteja em busca de autoridade e credibilidade, é recomendável escrever de maneira mais leve e sem muitos termos técnicos.
2. Não deixe de interagir com o público
As redes sociais foram criadas, entre outras coisas, com a intenção de facilitar o contato entre os usuários. Por isso, pouco adianta publicar um conteúdo excelente e bem-planejado, se você não responder às reações e questionamentos dos seus seguidores.
Dessa maneira, procure reagir às mensagens diretas e aos comentários feitos na sua página. Muitas vezes, o paciente só está esperando esse retorno para agendar sua consulta ou deixar um feedback positivo.
3. Mantenha o perfil completo e atualizado
Um erro muito comum no Instagram para médicos é criar um perfil e não o atualizar com muita frequência. Isso ocorre pelos mais diversos motivos, como a pouca familiaridade com o uso comercial de redes sociais e a própria ocupação excessiva que a profissão demanda.
No entanto, uma das melhores dicas para gerenciar sua conta consiste, justamente, em deixá-la sempre completa e atualizada. A sua “bio” deve ser bem-feita, com suas novas titulações e os seus dados. Os campos destinados a site, endereço e telefone de contato devem ser preenchidos de forma correta.
4. Utilize as funcionalidades do Instagram
Por fim, você não pode deixar de usar todas as funcionalidades que o Instagram oferece. A rede tem recursos bastante interessantes, especialmente para uma conta comercial. Eles podem ser importantes na sua estratégia e ajudam a aumentar o alcance das publicações.
Você deve, por exemplo, usar os Stories com frequência e organizar seu perfil com os destaques. Outra boa opção é o IGTV, um formato em vídeo que pode ajudar no seu marketing e na criação de um vínculo mais direto com o seu público.
Para ganhar mais conhecimento, busque perfis conhecidos de profissionais da área de saúde, pois eles podem servir de inspiração e mostrar quais caminhos você pode seguir!
Gostou de aprender mais sobre o Instagram para médicos? Então, confira nosso outro post sobre redes sociais!