Pós-consulta: entenda qual a importância para fidelizar pacientes

Adotar estratégias para se diferenciar da concorrência e elevar a credibilidade junto ao público é imprescindível. No entanto, muitos profissionais da saúde focam apenas no atendimento, propriamente dito.

Embora esse seja um aspecto de alta relevância, ele não contempla toda a jornada do paciente: é preciso incluir diversas ações pós-consulta, visando a satisfação e fidelização dos clientes.

Se você ainda não adota estratégias nesse sentido e quer descobrir como mudar esse cenário, não deixe de conferir este conteúdo que preparamos para abordar o assunto. A seguir, entenda melhor o conceito de pós-consulta, qual é a sua importância para fidelizar os pacientes e como proporcionar uma experiência de excelência em seus atendimentos.

O que é a pós-consulta e quais são os seus objetivos?

Como o próprio nome sugere, pós-consulta diz respeito a todo o período subsequente a um atendimento médico. Ele inicia no momento em que o paciente sai pela porta do consultório e inclui estratégias de fidelização, bem como um conjunto de ações voltadas para elevar a qualidade do serviço médico prestado.

Com isso, é possível ganhar um melhor nível de satisfação do seu público, o que se reflete não apenas em garantia de retornos na sua agenda, como em um marketing espontâneo dos seus pacientes junto a familiares, amigos e conhecidos.

Qual é a importância do pós-consulta para fidelizar pacientes?

A pós-consulta é uma etapa essencial para a fidelização. Ela evidencia o quanto o médico e a sua equipe se preocupam com a saúde e bem-estar dos pacientes — não apenas no momento do atendimento, como nos dias subsequentes. Exemplo disso é entrar em contato para saber como está a recuperação de uma pessoa após algum procedimento.

Um pós-atendimento de qualidade é fundamental para promover o acolhimento em saúde, fazendo com que o paciente se sinta valorizado. Dessa forma, ele consegue perceber que as suas dúvidas e necessidades são consideradas, aumentando o seu nível de satisfação com o atendimento — o que culmina na criação e no fortalecimento de laços entre ele a clínica ou consultório médico.

Esse é um ponto muito importante: a melhoria na relação médico-paciente reforça a estratégia de construção de uma base sólida de clientes, essencial para a fidelização. Nesse sentido, é válido considerar que pessoas satisfeitas são fontes de indicações.

Como fazer um pós-consulta excelente?

Proporcionar um pós-consulta de excelência envolve o planejamento e a organização de aspectos administrativos e estratégicos. Isso engloba treinamento de colaboradores, conhecimento do perfil dos pacientes, gestão de dados e estratégias de marketing.

Veja, a seguir, um passo a passo que pode contribuir nesse sentido.

Treine bem os seus funcionários

O primeiro passo para fazer um excelente pós-consulta consiste em treinar muito bem os seus colaboradores, sobretudo aqueles que atuam na secretaria.

Eles são fundamentais para um bom atendimento ao paciente e para a credibilidade de uma clínica ou consultório, uma vez que você estará ocupado e não poderá proporcionar essa atenção personalizada após cada consulta.

Reúna dados sobre os pacientes

O passo seguinte consiste em reunir dados sobre os pacientes para traçar estratégias mais assertivas de fidelização, com base no conhecimento do perfil de cada um.

Manter uma boa organização das informações também é um fator que ajuda a fidelizar os clientes. Além disso, ter um controle rigoroso evita a perda de dados, minimizando riscos de atrasos no atendimento ou falta de registros essenciais.

Para isso, é importante utilizar um recurso seguro e eficiente, como um bom software de gestão especializado. Ele deve agilizar o cadastro, permitir a rápida visualização de um prontuário eletrônico e exibir o histórico de saúde de cada paciente.

Faça pesquisas de satisfação

Ouvir o que os pacientes têm a dizer é uma das principais maneiras de melhorar o atendimento médico, além de ser uma ótima forma de fazer com que eles sintam ter um maior envolvimento com a sua clínica ou consultório médico.

A pesquisa de satisfação do paciente é uma ferramenta importante nesse sentido, por permitir entender como tem sido a experiência com o atendimento, desde a chegada na recepção. Com base nessas informações, será possível obter insumos para otimizações nos processos ou na infraestrutura.

Use o e-mail e as redes sociais

O uso de e-mail para contatos personalizados é de extrema importância para manter um bom relacionamento com o paciente., sendo um excelente recurso para enviar pesquisas de satisfação.

Já as redes sociais funcionam muito bem para divulgar ações do consultório ou da clínica, além de conteúdos relevantes com dicas sobre saúde e informações sobre os diferenciais do atendimento.

Disponibilize canais de atendimento para o pós-consulta

É muito comum que os pacientes sintam necessidade de tirar dúvidas após um atendimento, especialmente em relação a reações de medicamentos, entre outros aspectos.

Portanto, disponibilizar canais como WhatsApp e SMS fará com que eles se sintam acolhidos e mais seguros com a atenção pós-consulta.

Tenha estratégias de marketing digital

Uma das ferramentas mais eficientes para estratégias de pós-consulta é o marketing médico digital. Isso porque a maioria das pessoas está sempre conectada, logo, ficar acessível online se torna essencial para atrair e fidelizar pacientes.

Para isso, é preciso fazer um planejamento bem estruturado, estabelecendo a sua persona (com quem você deseja falar) e os canais que serão utilizados, como redes sociais, blog post, e-mail marketing e mídia online paga, entre outros.

No entanto, é muito importante observar que qualquer ação de divulgação profissional deve respeitar o Código de Ética Médica. Esse é um aspecto crucial e estreitamente relacionado à credibilidade da sua clínica ou consultório. Nesse sentido, é importante conhecer a Resolução CFM n.º 2.336, de 13 de setembro de 2023, que dispõe sobre a publicidade e propaganda médica.

Mantenha o cadastro de pacientes atualizado

De nada adianta estabelecer estratégias de pós-consulta, se o cadastro de paciente não estiver atualizado. Alguns podem ter mudado de endereço de e-mail ou trocado o número de celular, entre outras situações que podem dificultar — e até anular — as suas ações.

Portanto, é essencial solicitar, periodicamente, que os pacientes confirmem os seus dados pessoais. Só assim é possível manter um cadastro atualizado.

Como você pôde ver, o pós-consulta é uma etapa importante da relação médico-paciente. Para isso, é fundamental adotar estratégias como as que apresentamos neste artigo, além de contar com um software especializado para fazer uma boa gestão de informações médicas, agilizar os contatos e manter um cadastro atualizado, ágil e eficiente.

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