Como fazer marketing médico e ser referência para os pacientes?

O marketing médico é uma preocupação cada vez mais frequente entre os profissionais da saúde. Muitos já reconhecem o poder que um bom atendimento exerce sobre os pacientes, afinal, quando satisfeitos com o tratamento recebido, a tendência é que recomendem seus serviços.

Para atingir esse objetivo, é necessário que as ações sejam planejadas e focadas no bem-estar do paciente, respeitando as orientações do Conselho Federal de Medicina (CFM) acerca da publicidade médica.

Pensando nisso, preparamos este material para ajudar você a fazer um bom trabalho, fidelizar pacientes e se tornar uma referência na sua especialidade. Boa leitura!

O que é marketing médico?

O marketing médico é o conjunto de estratégias de divulgação, comunicação, atendimento, capacitação, estrutura e ferramentas que são utilizadas para fornecer um atendimento clínico de excelência, promovendo a satisfação dos pacientes e contribuindo com a fidelização.

Essas ações são utilizadas em todas as etapas do relacionamento, envolvendo prospecção, atendimento, tratamento e pós-atendimento. As táticas devem envolver recursos on-line e offline, totalmente direcionados ao público-alvo, permitindo que o profissional se posicione como autoridade em sua especialidade, aumentando o fluxo de atendimentos na clínica ou consultório. 

Como fazer um bom marketing médico?

Para que você possa fidelizar seus clientes e construir sua imagem como autoridade na especialidade em que trabalha, trouxemos algumas dicas valiosas.

Ofereça um bom atendimento

Oferecer um bom atendimento também é uma forma de marketing e deve ser a base do trabalho de todo profissional. A qualidade no atendimento médico não só contribui para que os pacientes recomendem o especialista, mas também faz toda a diferença no resultado do tratamento, melhorando o relacionamento, trazendo mais segurança e aliviando a ansiedade dos clientes.

Tenha canais de contato exclusivos

Quanto mais fácil for para um paciente se informar a respeito do atendimento prestado e marcar suas consultas, maior será a probabilidade de ele marcar uma consulta e comparecer a ela.

Oferecer um número de WhatsApp para agendar e confirmar consultas é fundamental para facilitar os agendamentos e reduzir o absenteísmo. Além disso, é possível lembrar os pacientes recorrentes sobre o momento ideal para marcar o acompanhamento de rotina, mostrar interesse ao perguntar como está o tratamento e manter o bom relacionamento enviando lembretes em datas especiais, como no aniversário.

Esteja presente nas redes sociais

A internet é tão presente em nossas vidas, que recorrer ao Google para investigar sintomas precede a visita ao médico. Seja para considerar diagnósticos, seja para achar o especialista mais indicado para o problema, as pessoas recorrem a web para encontrar respostas. Portanto, médicos e consultórios que não estejam bem posicionados em sites de busca e redes sociais podem ter dificuldades para atrair e fidelizar pacientes.

Mais que procurar por informações específicas — como sintomas e tratamentos —, as pessoas também vão atrás de opiniões sobre a conduta dos profissionais. Por isso é tão importante investir em marketing digital.

Colecionar bons comentários e avaliações positivas, oferecer um site fácil de usar e manter os perfis das redes sociais atualizados com bons conteúdos é fundamental para a prospecção e a fidelização de pacientes.

Conheça as determinações do CFM

O Conselho Federal de Medicina (CFM) é o órgão responsável por orientar as práticas de marketing médico no Brasil. A Resolução CFM 1.974/11 está publicada no site e, entre suas medidas, estabelece:

  • critérios gerais para publicidade e propaganda;
  • critérios específicos para anúncios;
  • critérios específicos para publicidade e propaganda em TV, rádio e internet;
  • modelos de anúncios na internet com as regras incorporadas.

Realize pesquisas de satisfação

Os canais digitais utilizados para marcar e confirmar consultas também podem ser aproveitados para realizar pesquisas de satisfação.

Um pequeno questionário, respondido em poucos minutos, revela aspectos importantes sobre o atendimento e contribui para que o médico promova melhorias no atendimento e na infraestrutura. Na elaboração da pesquisa, pergunte sobre:

  • o tempo de espera para agendar uma consulta;
  • recursos que tornam o aguardo mais confortáveis, como Wi-Fi liberado;
  • uso de ferramentas para confirmar os agendamentos, entre outras questões relacionadas ao atendimento, que pode ser melhorado com o auxílio dos próprios pacientes.

Quanto mais perguntas adequadas à realidade forem feitas, maiores serão as chances de ter um retorno verdadeiro e que garanta bons resultados.

Como o marketing médico influencia nos resultados?

É inegável que o marketing médico influencia na conquista de bons resultados para uma clínica ou um consultório. Quando o profissional compartilha seu conhecimento — especialmente utilizando canais digitais —, ele conquista pacientes e acaba se tornando referência como especialista na região em que atende.

Isso acontece porque a criação de conteúdo é uma das ferramentas mais atuais para que profissionais dos mais variados segmentos consigam expor suas habilidades, funcionando muito bem na área da saúde.

Dentro disso, é possível criar um blog e um perfil no Instagram onde as informações sejam compartilhadas. No blog, são publicados conteúdos escritos. No Instagram, pronunciamentos em vídeo ou utilizando imagens para explicações didáticas.

Quando um usuário se depara com um assunto pertinente e se identifica ou conhece alguém que tenha vivido uma experiência pessoal relacionada ao conteúdo do post, a tendência é que ele o compartilhe em seu próprio perfil ou o envie para pessoas que possam se interessar.

Com isso, mais usuários passam a frequentar o seu perfil e podem vir a marcar uma consulta. Inclusive, há recursos que podem ser empregados no perfil, que levam direto a uma conversa no WhatsApp. Ou seja, em poucos segundos, o usuário que foi atraído por uma imagem no Instagram efetivar a marcação de uma consulta.

A partir daí, o atendimento vai fazer toda a diferença — tanto para que a pessoa realmente compareça, como para que volte e possa recomendar o especialista aos amigos. Perceba que todo esse ciclo faz parte de uma estratégia cuidadosamente construída e fundamentada.

O marketing médico não se trata apenas da boa divulgação da imagem. Ele também está relacionado com o nível de atendimento prestado, portanto, além das estratégias de divulgação eficientes, o profissional não pode se esquecer de investir em capacitação e atualização constantes, andando sempre ao lado das principais descobertas e novidades da sua área de atuação. 

Que atitudes você está tomando para ser uma autoridade na sua especialidade? Compartilhe sua experiência nos comentários!