Quando se escolhe atuar em medicina, ainda lá na graduação, e mesmo depois, quando é preciso decidir entre as diversas especialidades, poucos estudantes ou novos profissionais pensam em uma habilidade comum que todos desta área precisam desenvolver ao longo da carreira, e que nada tem a ver com a saúde: o empreendedorismo.
Mesmo que a carreira médica se desmembre em diversos segmentos, em algum momento o médico vai precisar investir no seu crescimento profissional para otimizar ainda mais os seus ganhos, e muitas vezes isso significa ser dono do seu próprio negócio, que pode ser um consultório, uma clínica ou mesmo um hospital.
Quando se tem uma equipe de administradores competentes para a gestão na área da saúde, fica fácil seguir atuando somente com a medicina e deixar com que eles cuidem da parte administrativa, mas quando se está começando, em geral fica inviável manter profissionais que desempenhem essa atividade, e é o médico que acaba colocando a mão na massa.
Se você está pensando em dar esse importante passo, o de gerir integralmente a sua carreira, trazemos dicas para que você consiga abrir seu consultório, conciliando sua gestão com o desempenho da medicina.
Continue lendo este artigo e veja quais passos são necessários para que você comece com o pé direito.
Consultório ou clínica?
O primeiro item de decisões práticas é escolher que tipo de negócio você deseja estabelecer. Na lista da Agência Nacional de Saúde (ANS) há 54 tipos de consultórios médicos. São muitas opções, mas a decisão mais importante neste momento é se você vai trabalhar sozinho ou se pretende ter outros profissionais trabalhando com você.
Em algumas especialidade, é interessante ter outros médicos, de especialidades complementares, atendendo no mesmo local.
Se você optar por trabalhar sozinho: então é preciso definir qual será seu modelo de consultório. Você terá uma recepção ou apenas porteiro eletrônico? Uma secretária fará o agendamento ou você mesmo ficará com esse trabalho?
Tudo isso é bastante importante para que você procure o espaço adequado, que pode ser desde uma sala comercial até uma casa espaçosa.
Se você vai trabalhar com outras pessoas: também é preciso definir qual seu tipo de negócio. Vocês serão sócios, os médicos serão seus funcionários ou vão alugar consultórios dentro de sua clínica? Cada um terá um recepcionista ou todos terão o mesmo?
Há vários modelos de negócio que podem contemplar uma clínica de especialidades médicas, e é preciso estudar caso a caso para saber o melhor tipo para o que você planeja.
Qual o melhor lugar?
Agora, com o modelo de negócio definido, é importante consultar pesquisas de mercado para saber em que localidade a sua especialidade médica terá mais chances de prosperar.
É claro que é possível ter sucesso profissional em qualquer cidade, e essa é uma das grandes vantagens da carreira médica: a facilidade de se estabelecer. Mas se o seu objetivo é, por exemplo, conseguir ter um alcance financeiro maior em um menor espaço de tempo, locais onde há menos especialistas da mesma área de atuação que a sua são mais indicados.
Em geral, lugares mais ermos, com menos recursos sócio-estruturais, mais afastados dos grandes centros, são mais carentes de médicos e, por isso, há maior chance de crescimento rápido.
Mas se a sua opção é não sair da cidade onde sua família vive, ou mesmo morar em cidades maiores, com mais estrutura, então é preciso pensar em uma boa localização dentro do município que você escolheu.
Novamente, essa questão passa por seus objetivos.
Se for uma cidade maior, é preciso pensar em qual bairro seu consultório vai ficar, e isso deve ser feito de acordo com seu público-alvo: se é atender a pacientes mais carentes em maior volume; se os seus procedimentos são mais caros e, por isso, pretende atingir um público mais específico; se vai alcançar a todos os públicos e, assim, precisa estar em um local com grande concentração de clínicas e consultórios; e daí por diante.
Sabendo qual será seu tipo de negócio, será possível escolher um local e decorá-lo de forma a o tornar agradável para os clientes que irá receber.
Estrutura jurídica
Como já dissemos, para a Anvisa há 54 tipos de consultórios, com estruturas jurídicas diferentes, e você deverá considerar as tributações de acordo com o modelo escolhido.
A partir daí é preciso ir em busca das licenças necessárias para o funcionamento do seu consultório.
É preciso pensar que também será necessário ter um fluxo de caixa. O ideal é fazer um plano financeiro que contemple todas as suas despesas, desde tributações até contas mensais, como internet e energia, para chegar a um preço final de consulta que garanta seu lucro.
Este é o momento também de definir se você fará apenas atendimentos particulares ou se vai atender também através de convênios. Há vantagens e desvantagens para ambos.
Visibilidade
Estrutura definida, local apropriado, planejamentos prontos, é hora de buscar visibilidade.
A não ser que você já tenha uma carteira de clientes cheia, e não queira mais adicionar novos pacientes, então a melhor estratégia é investir em publicidade, já que seu novo consultório precisa ficar conhecido.
Hoje em dia, há ótimas estratégias para redes sociais, muitas vezes suficientes para alcançar um bom público.
Porém, parcerias com rádios e jornais são meios muito eficientes de chegar até as pessoas que não estão frequentemente na internet.
Aplicativos para celular são ótimas opções de facilitar o contato entre o consultório e o paciente, e até mesmo de ter um feedback preciso do seu trabalho.
Parcerias
Por fim, é o momento de decidir quem vai te ajudar na sua rotina: servidor de internet, software de gerenciamento de agenda, software de gerenciamento financeiro, empresas parceiras, serviço jurídico e contabilidade, planos de saúde, hospitais, entre outras.
Cada vez mais exigentes, os pacientes esperam de seu consultório um retorno aos seus pedidos de ajuda, afinal ninguém procura um médico quando está tudo bem.
Por isso, oferecer excelência em um atendimento humanizado e inovador é o que vai fazer com que ele volte e te indique aos amigos.
Essas parcerias serão fundamentais para que esse atendimento esteja a altura de quem o procura.
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Esse é o momento de escolher os melhores parceiros para entregar ao seu paciente muito mais que simpatia e um diagnóstico. A OnMed pode te ajudar a ir além.
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