A nova LGPD: como a OnMed descomplica seu dia a dia em 10 passos

A partir do segundo semestre de 2021, toda empresa que mantém salvos os dados de seus clientes deverá adotar boas práticas para armazenar e tratar estes dados pessoais. Já está sabendo?

Se você ainda não sabe bem o que é a nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), neste artigo sobre O que é LGPD nós te ajudamos, esclarecendo os principais aspectos dela.

Mas como a OnMed te auxilia no cumprimento das exigências da nova LGPD? Separamos 10 aspectos indispensáveis para te mostrar:  

1- Transparência no armazenamento dos seus dados

Quer saber como o sistema OnMed armazena e trata todos os seus dados e dos seus clientes? No nosso site, na página Politica de Privacidade, você encontra todos os detalhes. Sua privacidade é importante para nós e valorizamos a transparência. Então, se depois de consultar nossa política ainda restarem dúvidas, nosso setor de suporte permanece disponível para te atender pelos canais de WhatsApp, telefone e e-mail. 


2- Armazenamento na nuvem é mais segurança

O sistema OnMed é 100% In Cloud  e não depende de um servidor off-line, que, muitas vezes, apresenta dificuldades de atualização do software e perda de dados devido a falhas ao realizar e manter backups.

Nesse sentido, um sistema com armazenamento em nuvem proporciona muito mais segurança para sua clínica, uma vez que não sofre interferência de tecnologias possivelmente ultrapassadas. 

Com o software em nuvem, nós cuidamos de tudo isso para você.   


3- Termo de consentimento personalizável

No sistema OnMed, você tem a vantagem de uma área para cadastrar o termo de consentimento de tratamento de dados personalizado garantindo que as pessoas se sintam mais seguras e confortáveis em compartilhar dados pessoais, pois saberão exatamente quais serão e como sua clínica vai utilizar essas informações.

Depois de estabelecido o modelo, a praticidade de um único clique insere o nome do paciente no documento, que  pode ser impresso para  assinatura, autorizando sua clínica a manter e tratar as informações relacionadas ao paciente.

4- Níveis de acesso dos usuários

Nem todo mundo na sua clínica precisa acessar todos os dados dos seus pacientes, certo? Quando um usuário do sistema OnMed é cadastrado, é possível configurar as informações às quais ele terá acesso. 

Assim, a consulta ao prontuário e dados financeiros, por exemplo, fica restrita aos cuidados de quem você escolher, diminuindo a exposição dos dados pessoais dos seus pacientes e aumentando a privacidade deles.

5- Backup de dados diário 

O backup dos dados é  realizado todos os dias, automaticamente. E , se preferir, sua  clínica ainda pode fazer download dos dados a qualquer momento, desde que seu usuário tenha permissões de administrador do sistema.  

6- Atualizações constantes do sistema

Atualizações frequentes do sistema de gestão que você utiliza são sinônimo de proteção para os seus dados e dos seus clientes. Ainda mais quando essas melhorias são realizadas de maneira automática pelo sistema, sem depender de um usuário e diminuindo a interferência de erros humanos no momento da atualização.

7- Criptografia SSL

SSL significa Secure Sockets Layer e é um protocolo usado pelo sistema OnMed para criptografar e autenticar os dados enviados entre um aplicativo (como seu navegador) e um servidor da web. Aqui na OnMed, todas as informações de troca entre o sistema e os dispositivos de acesso são criptografadas com certificado SSL

Esse recurso  de segurança  é muito utilizado para pagamentos online com cartão de crédito, por exemplo. Isso significa que mesmo que alguém consiga, de alguma forma, ter acesso às informações no momento da comunicação sistema-navegador, o intruso não conseguirá fazer a leitura e captura dos dados registrados no sistema de gestão.

8- Servidores com segurança a nível militar

O sistema OnMed é armazenado no servidor da  Amazon AWS, que  foi projetado para ser um dos ambientes de computação em nuvem mais flexíveis e seguros atualmente disponíveis. 

A sua infraestrutura central foi criada para satisfazer aos requisitos de segurança militares, de bancos globais e de outras organizações que lidam com informações altamente confidenciais. 

9- Prontuário com histórico de alterações

Todos os prontuários digitados no sistema OnMed têm a exclusão bloqueada depois da meia noite. Essa medida  traz mais segurança jurídica à sua clínica e cumpre com as recomendações do CFM (Conselho Federal de Medicina). 

E  na hipótese de um  profissional precisar corrigir futuramente alguma informação do prontuário, o sistema permite que se registre a correção/alteração, gerando a uma nova versão da consulta e mantendo permanentemente o histórico de todas as alterações feitas.

10- Controle de logs

Todas as ações dos usuários do sistema OnMed são registradas em um banco de logs, juntamente com a hora e o IP de acesso do usuário em questão. 

Assim, se necessário, o administrador do sistema pode rastrear quaisquer alterações realizadas e identificar o usuário responsável por elas.  


E aí, gostou de saber como é seguro utilizar o sistema de gestão da OnMed? Fale com alguém da nossa equipe e descubra outras vantagens para colocar sua clínica entre as melhores e mais seguras que seus pacientes poderiam escolher.