Passo a passo: aprenda como calcular ROI de clínica médica

Saber como calcular o ROI de uma clínica médica pode fazer toda a diferença nos resultados. Isso porque ele gera informações relevantes para avaliar o desempenho do negócio, servindo como uma bússola para redirecionamentos necessários.

É sobre isso que trataremos neste post. A seguir, entenda melhor o conceito de ROI, sua importância, vantagens e como fazer o cálculo para a sua clínica. Confira!

O que é ROI?

ROI é a abreviação de “Return Over Investment”, que se traduz livremente como Retorno sobre o Investimento ou Taxa de Retorno, termos pelos quais também é conhecido.

Ele se refere à relação entre o valor gasto em um determinado investimento da clínica e o resultado obtido, sendo uma métrica utilizada para avaliar de maneira precisa o lucro de um negócio. Dessa forma, trata-se de um instrumento fundamental para o acompanhamento das finanças de uma clínica.

Esse é um indicador muito importante, que serve para qualquer tipo de investimento do qual se espera algum retorno financeiro. Por isso, é muito utilizado pelo setor de marketing das empresas visando mensurar o lucro de cada uma das campanhas.

Além disso, ele permite avaliar os tipos de ação mais interessantes e identificar quais delas precisam ser eliminadas, formando uma base de dados para fundamentar as decisões futuras da clínica.

Como fazer o cálculo do ROI em clínicas?

O cálculo do ROI em clínicas é muito simples de ser realizado, sendo altamente recomendável acompanhá-lo periodicamente conforme o tempo projetado para uma determinada ação apresentar os seus resultados.

Para calcular o ROI, é preciso subtrair o investimento inicial do ganho obtido. Em seguida, você deve dividir o resultado por esse ganho. A fórmula para o cálculo é a seguinte:

ROI = (valor obtido ao final do tempo analisado – investimento inicial) / investimento inicial.

Quer um exemplo? Suponhamos que você tenha aberto a sua clínica há dois anos. O primeiro passo para calcular o ROI é somar todos os valores que gastou com a montagem da sua clínica, como:

  • contratação de pessoal;
  • decoração;
  • equipamentos;
  • materiais;
  • móveis;
  • taxas etc.

Para exemplificar, podemos considerar que o valor do investimento inicial foi de R$ 150 mil. Em seguida, você calculou o recebido ao longo desse período e verificou que obteve R$ 300 mil. Aplicando a fórmula, ficaria:

(300.000,00 – 150.000,00)/150.000,00= 1

Dessa forma, após dois anos de funcionamento, a sua clínica atingiu um ROI no valor de 1 (um).

Mas como analisar esse resultado? Para facilitar a análise, é possível converter o ROI em porcentagem. Assim, basta multiplicar o valor obtido por 100.

Dessa forma, seguindo o exemplo citado, a sua taxa de retorno seria de 100% em dois anos. Isso significa que, durante o período analisado, a sua clínica superou o gasto inicial e ainda obteve lucro.

No entanto, é preciso considerar o tempo relacionado aos resultados. Isso porque um resultado de 100% que a clínica demorou 8 anos para obter pode não ser tão bom. Esse é um aspecto importante, especialmente se a clínica pretende atrair investidores, pois eles costumam definir um prazo para recuperar o valor investido.

Quais as vantagens de acompanhar de perto o ROI da clínica?

As vantagens de acompanhar o ROI da clínica são diversas. Contudo, a grande vantagem é que essa métrica mostra a lucratividade do empreendimento e dos investimentos ao longo do tempo.

Nesse sentido, é um importante instrumento para avaliar a eficácia na distribuição dos diversos recursos, indicando quando um investimento terá um bom retorno. Veja, a seguir, os benefícios desse acompanhamento:

  • facilita a análise comparativa entre diferentes tipos de investimentos;
  • serve como base para classificar as diferentes ações e escolher as opções mais lucrativas;
  • simplifica o cálculo e se fundamenta em dados que o financeiro já tem, evitando a necessidade de coletar informações.

Quando o médico gestor não se preocupa com essa questão, incorre em riscos financeiros por não ter a real noção de lucratividade e desempenho.

Como você pôde ver, aprender como calcular o ROI da sua clínica médica é essencial para entender como está o desempenho do seu negócio e quais ações devem ser tomadas.

Gostou dessas informações e quer continuar acompanhando as nossas publicações? Então, curta a nossa página no Facebook!