5 dicas para abrir um consultório

1) Defina se irá trabalhar sozinho

Caso prefira trabalhar com parceiros, não seja influenciado apenas pela sua rede de relacionamentos. Cada indivíduo possui objetivos e competências diferentes. Analise esses pontos, busque opiniões e sugestões antes de abrir o seu consultório e esclareça suas expectativas deixando que a outra parte faça o mesmo. Quando esclarecemos bem as expectativas podemos evitar conflitos futuros.

Independente da escolha entre atuar sozinho ou em sociedade veja quanto tempo o espaço permanecerá ocupado, pois é possível que ocorra um aumento considerável de custo fixo por tempo ocioso no local, criando a necessidade do aumento no valor cobrado por consulta.

2) Escolha o local

Para que a localização de sua clínica seja efetiva, aconselha-se um estudo rastreando onde se encontra seu público-alvo como potencial cliente. Dependendo da estratégia de marketing, a localização próxima de hospitais ou clínicas de segmentos complementares pode ser apropriada.

É importante também verificar a existência de transporte público próximo do local para facilitar o acesso.

3) Escreva os custos

Não basta apenas imaginar os custos, é importante que eles sejam anotados e separados adequadamente como custo fixo e variável. Para isso, você pode usar como auxílio planilhas de Excel, facilitando a visualização e os cálculos necessários para controle de lucros e despesas.

Não existe um sistema de custos padrão para consultórios, o que torna o procedimento diferente conforme a especialidade que o consultório oferece. Se o principal rendimento vier de consultas, pode-se dividir o valor do custo total pelo valor que pensa em cobrar pela consulta para saber quantas são necessárias para começar a lucrar.

Lembre-se dos custos gerenciais, de materiais, do local, custos contábeis e apurações tributárias. Busque informações sobre as regulamentações, legislações gerais e orientações quanto à gestão. Muitas dessas informações estão contidas no site da Anvisa. E, por fim, considere as margens de erro nos cálculos. Seja mais pessimista nos gastos para ficar preparado para possíveis surpresas!

4) Divulgue sua clínica

O seu público alvo pode ser alcançado de diversas maneiras. Uma das formas válidas é através de revistas e jornais; faça um orçamento entre as empresas locais que fornecem este serviço. Caso prefira não gastar, você pode optar por uma divulgação mais em conta, como criar uma página do consultório no Facebook com informações dos serviços prestados.
Outro método viável é o “boca a boca”. Buscar criar um clima agradável na clínica e atender bem ao cliente fará com que ele volte quando precisar e ainda recomende sua clínica para outros relacionamentos, gerando assim uma cadeia de divulgação boca a boca.

Independente da forma de divulgação escolhida é importante também verificar se sua propaganda está de acordo com o manual de publicidade médica divulgado pelo conselho federal de medicina.

5) Implemente um sistema de gestão

O sistema de papel pode ser uma opção para efetuar a gestão de sua clínica, esse método normalmente é utilizado por clinicas de menor porte por se tratar de um método sem custo relativo. Entretanto, trata-se de um método trabalhoso e que consome muito tempo, tendo o risco de ser rasurado ou de ocorrer a perda de informações dos pacientes.

É possível iniciar com o papel e depois solicitar a migração das informações para um sistema, contudo, esse processo ocorre por um retrabalho que consome algum tempo. Então, para evitar futuros transtornos, aconselha-se iniciar com um sistema de gerenciamento de pacientes e consultas, dando mais agilidade no cadastramento e tornando a clínica mais produtiva.

OnMed é um software que faz perfeitamente este gerenciamento. Faça o teste gratuito preenchendo o formulário no web-site: www.onmed.com.br