8 dicas para lucrar mais com o consultório

“Trabalhar com inteligência é mais produtivo do que trabalhar mais” Peter Drucker

As pessoas costumam pagar mais por aquilo que elas pensam valer mais. Então, um dos principais segredos é agregar valor ao serviço prestado.

A seguir, algumas dicas que ajudam a agregar valor ao seu consultório:

1. Layout: O local das acomodações, facilidade de acesso ao balcão e à sala do consultório ajudam a provocar uma boa impressão no cliente. Ninguém gosta de entrar em um local e sentir-se perdido.

2. Iluminação: O local deve ser planejado de maneira a deixar o ambiente claro e aconchegante. Uma iluminação ruim pode criar um sentimento negativo no cliente.

3. Limpeza: As paredes, balcão e o chão devem estar sempre limpos e sem poeira. Não se esqueça de renovar a pintura interna e externa se ela começar a encardir.

4. Recepção: Como fazem a diferença funcionários que tratam bem os pacientes! No momento de contratar atendentes, dê preferência a sujeitos que saibam lidar com diferentes tipos de pessoas e conflitos. Nunca se sabe quando alguma “bomba” irá estourar (como um paciente de mau humor). Ter um colaborador que não seja um “peso” fará muita diferença nessas horas.

5. Otimização de processos: Invista em informatização. Os processos devem ser rápidos e práticos.A demora é grande quando um paciente pede o dia em que sua consulta foi marcada e a secretária precisa folhear uma agenda volumosa “garimpando” o nome no meio de outros agendamentos. Com um software, você pode acompanhar de perto as entradas e saídas, agenda, prontuários e série de outras tarefas que darão agilidade e praticidade nos atendimentos. A OnMed é um software completo que ajuda nesse quesito.

6. Tempo de Atendimento: O atendimento pelo profissional deve ser rápido ou demorado? Ele deve ser adequado à necessidade. Nem rápido nem demorado, mas o suficiente para fazer o que deve ser feito. Se deseja agregar valor, não adiantará encher a agenda e depois atender a todos rapidamente. Se o serviço for bom, muitos pagarão a mais por ele. O ideal é logo na recepção prever a duração do atendimento e reservar o tempo adequado para isso. Alguns indivíduos poderão exigir apenas um encaixe de 5 minutos, outros precisarão de, no mínimo, 15 minutos. Claro que isso dependerá muito do tipo de serviço que sua clínica presta.

7. Qualidade: Todos sabem que a propaganda de boca em boca é uma das melhores. Então, busque sempre estar atualizado e fazer um serviço de qualidade. A clínica existe para resolver problemas. Um cliente satisfeito trará muitos outros buscando a mesma solução.

8. Empatia: Coloque-se no lugar de seu cliente. Ouça prestando atenção em cada detalhe, sem deixar de olhar em seus olhos e de lhe chamar pelo nome. Se fizer uma conexão emocional bem feita, poderá garantir o retorno ou uma boa “propaganda boca a boca”.