Uma clínica ou consultório médico, assim como também outros segmentos da área da saúde, lida com informações muito delicadas e sigilosas.
Sabe-se que dados médicos devem ser confiáveis para garantir a qualidade, eficiência e eliminar falhas no atendimento e/ou tratamento dos pacientes.
Por isso, coletar, gerenciar e garantir a segurança de informações relacionadas a cada paciente é fundamental.
Mas, como garantir a segurança de informações em uma clínica ou consultório médico? Vamos explicar para você como fazer para manter seguras e protegidas as informações existentes em sua instituição de saúde.
Confira.
Todos os tipos de informações devem receber atenção ao serem protegidas
Em qualquer instituição de saúde existem as informações classificadas como pessoais e clínicas. Ambas integram prontuários que, após finalizados, devem ser protegidos por consenso.
Atualmente, boa parte dos médicos, gestores de clínicas e secretárias de consultórios utilizam sistemas informatizados que proporcionam melhor proteção aos dados internos da empresa e também de seus pacientes.
Por este motivo, empresas de TI (tecnologia da informação) estão cada vez mais buscando aprimorar e acrescentar em seus sistemas e softwares recursos que garantem os elementos essenciais da segurança de informações.
Confidencialidade e privacidade – sigilo das informações sobre os pacientes e somente pessoas autorizadas e nos momentos corretos podem visualizá-las.
Segurança – armazenamento adequado na rede e o acesso as informações são autorizadas apenas por meio de senhas e outros recursos que evitam destruição, manipulação e roubo de dados.
Integridade – uma vez que são inseridos os dados estes não serão modificados, ou seja, se manterão verdadeiros e íntegros ao que foi falado pelo paciente.
A importância dos prontuários eletrônicos em estabelecimentos de saúde.
Uma ferramenta que tem se mostrado bastante eficiente e confiável para obter informações precisas e seguras dos históricos dos pacientes é o prontuário eletrônico.
O modo mais comum de se armazenar estas informações através de anos é o registro em papel. No entanto, essa maneira de reunir dados está exposta a muitos riscos, como:
- Quebra de sigilo.
- Extravio.
- Corrosão pelo tempo.
Além disso, a ausência de mobilidade de dados e a necessidade de ser refeito a cada novo médico com que o paciente consulta é outro problema quando se utiliza registros em papéis; por isso pode acontecer que informações fiquem incompletas ou sejam omitidas.
Assim, o avanço da informática na área da saúde criou o ambiente ideal para o desenvolvimento de prontuários eletrônicos.
Sistema de prontuário eletrônico na nuvem
Ademais, ter prontuários eletrônicos hospedados na nuvem te oferece muito mais benefícios como:
- Disponibilidade de acesso aos arquivos e agenda a partir de qualquer lugar através da internet.
- Os arquivos são armazenados em um servidor fora da clínica, e uma vez que ocorrem situações como roubo, furto, incêndio e desastres naturais você tem acesso aos mesmos arquivos a partir de um novo dispositivo.
- Devido não ter necessidade de atualizações no software, pausas inesperadas são evitadas e o tempo médio de atendimento ao seu paciente é reduzido.
Desta forma, o modelo de armazenamento em nuvem é muito mais preciso, seguro e prático. Com um sistema de prontuário eletrônico na nuvem, você também consegue otimizar seus processos resultando em um consultório/clínica mais produtivo e eficiente.
Portanto, a maneira mais eficaz de promover a segurança de informações em seu ambiente de saúde é implementando um software médico para prontuários eletrônicos de preferência no sistema em nuvem para atuar na proteção dos dados, barreiras contra fraudes, sinalizações de perigo impossibilitando o avanço de ameaças em seus sistemas.
E você? Considera importante implantar segurança das informações na área da saúde? Caso tenha alguma dúvida deixe seu comentário que ficaremos felizes em te ajudar! Aproveite e baixe também nosso e-book Informatizando seu Consultório Médico.