[mar/2022] Saiba como aumentar o ticket médio da sua clínica!

A área de saúde é um segmento tão desafiador quanto repleto de oportunidades, especialmente para profissionais e gestores que souberem como aumentar o embasamento em suas tomadas de decisão. Pensando nisso, resolvemos preparar um post explicando o conceito e mostrando como aumentar o ticket médio da sua clínica!

Trata-se de um indicador que pode ser extremamente útil, oferecendo informações relevantes para realinhar estratégias, reforçar o que está dando certo, otimizar processos internos, melhorar o fluxo de caixa e, em última instância, aprimorar a experiência do paciente. Continue sua leitura e descubra como fazer isso!

Afinal, o que é ticket médio?

O ticket médio é um indicador muito conhecido no universo organizacional, mas nem sempre tem seu conceito dominado por médicos e profissionais da área da saúde. De forma resumida, é uma métrica que mostra qual foi o valor gasto, em média, por cada cliente dentro de um negócio, no caso pelos pacientes dentro da clínica médica, em um tempo determinado.

Dessa forma é viável, por exemplo, analisar quais serviços ou procedimentos têm maior saída e estão dando maior lucratividade. Se o número estiver baixo, por outro lado, é possível buscar entender os porquês e implementar novas soluções. O seu cálculo é feito dividindo o total faturado no período pela quantidade de atendimentos ou consultas.  

Qual é a importância do ticket médio?

Conhecer o ticket médio é muito importante em diversos aspectos. Afinal, não é à toa que é considerado como um dos principais indicadores de qualquer tipo de negócio, tendo em vista que oferece aos gestores e administradores uma série de informações relevantes sobre a empresa, ajudando na elaboração de ações e estratégias para melhorar os resultados.

É um dado relevante tanto para a gestão financeira quanto estratégica, permitindo avaliar quais são os clientes mais importantes do negócio, bem como aqueles procedimentos que mais contribuem para sua lucratividade. Também é um parâmetro indica se o faturamento está superando os gastos com a retenção ou se você está tendo prejuízos.

Como aumentar o ticket médio da clínica?

Agora que você já conheceu o conceito e a importância do ticket médio, podemos partir para a parte prática, mostrando como aumentá-lo. Definitivamente, uma das maneiras de fazer isso é adotando boas estratégias de marketing, que preencherão os horários disponíveis na agenda e mostrarão para o público os serviços oferecidos, inclusive os mais lucrativos.

Nesse sentido, também é recomendável indicar procedimentos ou serviços complementares, sempre que isso for possível. É uma forma de vender mais para as mesmas pessoas. Por fim, também é crucial que sua equipe esteja bem treinada e que a empresa conte com soluções em tecnologia, como um bom software de gestão, que facilitará o acesso a informações, sem precisar utilizar planilhas ou fazer cálculos manualmente.

Como você pôde ver, é muito importante saber o conceito e como aumentar o ticket médio da sua clínica. Qualquer empresa precisa de lucros para funcionar e, na área de saúde, as informações também servem para prestar um melhor serviço para os pacientes.

Gostou de aprender como aumentar o ticket médio da sua clínica? Então, não deixe de assinar a nossa newsletter!