Entenda as principais regras do Manual de Publicidade Médica

Investir em boas estratégias de marketing é fundamental em qualquer segmento do mercado, não é mesmo? No entanto, em uma área tão delicada quanto a da saúde, é preciso tomar alguns cuidados com a forma pela qual isso é feito. Pensando nisso, preparamos este conteúdo para que você entenda as principais regras do Manual de Publicidade Médica.

Infelizmente, não é incomum encontrar profissionais que ainda não estejam familiarizados com o seu conteúdo, mas isso se configura em um tremendo erro, uma vez que o manual não apenas expõe limitações, como também mostra o que pode (e deve) ser realizado.

Continue a leitura e aprenda mais sobre o assunto!

Afinal, o que é o Manual de Publicidade Médica?

De uma forma resumida, podemos dizer que o Manual de Publicidade Médica (MPM) é uma espécie de documento, cuja função primordial é a de estabelecer critérios norteadores para o marketing na medicina. Com isso, suas páginas determinam direções para as propagandas, os anúncios, a autopromoção, o uso de redes sociais e as proibições referentes à matéria.

Isso é muito importante se considerarmos que — pelos mais diversos motivos — um médico não é um profissional comum, tendo em vista que conta com um papel extremamente relevante na sociedade e precisa agir de acordo. Com a transformação digital pela qual ainda estamos passando, o texto vem sofrendo alterações e se aperfeiçoando cada vez mais.

O que é permitido pelo Manual de Publicidade Médica?

Um ponto interessante sobre o Manual de Publicidade Médica é que — ao contrário do que alguns profissionais ainda possam pensar — seu intuito não é o de apenas oferecer proibições, mas sim o de agir como um documento norteador, em prol da medicina e da sociedade. Por isso, existem diversos pontos que são sugeridos e até incentivados.

A participação em entrevistas ou divulgação de conhecimentos, por exemplo, é muito bem-vinda, uma vez que fornece informação científica para a população. O mesmo vale para quem deseja anunciar participações em eventos acadêmicos da área ou divulgar novos tratamentos disponíveis no mercado — desde que isso seja feito com cuidado, não visando autopromoção.

Quais são as limitações do Manual de Publicidade Médica?

O Manual de Publicidade Médica proíbe alguns pontos. Um tema que causa muito debate é a divulgação de fotos dos pacientes, que não é permitida — mesmo que eles autorizem o uso da imagem. O mesmo vale para o uso de termos que possam transmitir a sensação de que o serviço ou a clínica é superior ao oferecido por outros profissionais.

Além disso, vale lembrar que, nas peças de marketing, é obrigatória a inclusão de alguns dados que facilitem a identificação do médico, como o número de registro no CRM (Conselho Regional de Medicina) e, se for o caso, RQE (Registro de Qualificação de Especialista). Para instituições de saúde, é preciso incluir informações relativas ao diretor técnico responsável.

Como você pôde ver, o Manual de Publicidade Médica dispõe sobre temas importantes para os profissionais da área. O conhecimento completo do material pode ser extremamente útil em diversas situações, impactando positivamente os médicos, os pacientes e a sociedade como um todo.

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